O cortejo iniciou na torre Eiffel as 12 h (horario local);
Manifestantes com bandeiras do Tibet se reuniram ao redor da torre. A policia deu duas opções: ou os manifestantes guardavam as bandeiras, ou se retiravam. os manifestantes decidiram se retirar. Atravessaram a ponte sobre o Sena e ficaram nos jardins do Trocadéro;
12h35 a chama iniciou a descida da torre Eiffel. Desde a saida, o cortejo é acompanhado por manifestantes gritando "Liberdade para o Tibet"
Ao longo do percurso, varias manifestações em favor da liberdade têm acontecido. Em razão dos ânimos exaltados, a tocha foi conduzida para um ônibus (sim, a tocha esta sendo conduzida de ônibus !).
Entre as 13h e as 13h31 a tocha circulou por Paris de ônibus ! Nesse meio tempo, os jornalistas que acompanham o cortejo relatam que a tocha foi apagada. A policia nega... (jura ? até parece que eles iriam confirmar !)
15h51 no final da Champs-Elysées o tempo fechou entre manifestantes Pro-Tibet e alguns chineses. A tocha atravessa o Jardim de Tuileries, proximo ao museu do Louvre. O tempo de permanência da chama olimpica na prefeitura sera menor que o previsto, a fim de reduzir parcialmente o atraso do percurso.
15h58 os policiais confiscam bandeiras tibetanas, guarda-chuvas e adesivos dos manifestantes proximos da Assembléia Nacional. A chama olimpica chegou finalmente na Place de la Concorde, proximo ao Louvre. O destino agora é a Prefeitura de Paris... (mas muita agua ainda vai rolar até la)
16h01 E a tal da chama volta a pegar o ônibus... (eh laia...)
16h08 O cortejo parou no meio do caminho pois manifestantes tentaram se jogar na frente do ônibus onde esta a tocha
16h11 e finalmente a tocha passou em frente a Prefeitura de Paris.... sob vaias
16h23 a cerimônia prevista para acontecer na prefeitura foi anulada. O cortejo segue. Até o momento, 8 pessoas ja foram detidas pela policia. Entre os detidos esta a vice-presidente do conselho regional de Île-de-France, que carregava um extintor de incêndio.
16h26 O jornal da noite da TV chinesa falou pela primeira vez de incidentes na passagem da tocha olimpica, porém não deu maiores detalhes.
16h40 5 deputados franceses estão na frente da Assembléia Nacional com uma bandeira tibetana. Outros deputados abriram uma faixa onde estava escrito:"Respeitemos os direitos humanos na China"
16h45 o numero de deputados na frente da Assembléia é em torno de 50 e todos gritam "Liberdade para o Tibet"
16h50 A chama passou de ônibus em frente da Assembléia Nacional. Vaias e mais vaias.
16h53 os ultimos trechos do desfile da tocha foram suspensos. A tocha ira de ônibus diretamente para o estadio Charléty, ponto final do trajeto.
17h00 E o Neurônio Nervoso termina esta narração do percurso da tocha olimpica por Paris. Maiores informações nos jornais e na internet.
Informações pos-cobertura: a tocha chegou ao estadio de Charléty às 17h35 e foi recebida com fogos de artificio. Do lado de fora do estadio, dois grupos se enfrentaram, sendo necessaria a intervenção da policia.
A imprensa divulgou que a anulação do cerimonial na prefeitura de Paris foi um pedido das autoridades chinesas.
Um comentário:
Loucura...Loucura...Loucura !!!
Estou acompanhando a passagem da tocha em Paris pelo seu blog.
Narrativa quase que em tempo Real.
Parabéns pelo blog de qualidade.
André
Postar um comentário