07/02/2008

A França e o Consumo de Álcool

Acaba se ser divulgada uma pesquisa do IRDES – Institut de Recherche et Documentation en Économie de la Santé (Instituto de Pesquisas e Documentação em Economia da Saúde) sobre o consumo de álcool na França. Os resultados são de certa forma inquietantes: metade dos homens entre 25 e 64 anos de idade apresentam hábitos de consumo de bebidas alcoólicas que colocam em risco a sua saúde. Segundo o IRDES, mais de um homem em cada dez apresenta o chamado risco crônico (consumo de 22 copos por semana e/ou 6 copos ou mais em uma única ocasião, ao menos uma vez por semana). Cerca de três em cada dez homens são considerados consumidores em risco potencial (bebem 6 copos ou mais em uma única ocasião por mês, e menos de 22 copos por semana).

Segundo este mesmo estudo, as mulheres parecem menos expostas a estes riscos. Somente 2% delas ultrapassaram o limite que as classifica como consumidoras a risco crônico (mais de 15 copos por semana), e somente 10 % apresentaram um risco pontual.

O estudo do IRDES mostrou ainda que as pessoas mais sujeitas ao consumo excessivo de álcool são aquelas que vivem sozinhas.

Nenhum comentário: