15/05/2008

Na Vitrola de Casa (10)

O Bérurier Noir foi um dos grupos míticos da cena punk francesa da década de 1980. A banda era composta basicamente por três membros, um vocalista, um guitarrista e um terceiro integrante que controlava um sintetizador de batidas (o grupo não tinha baterista). Ligados ao movimento dos squats parisienses (uma espécie de Movimento dos Sem-Teto aqui da França), o Béru, como era chamado pelos fãs, expressava em suas letras toda a insatisfação daqueles que estão à margem da sociedade: imigrantes, moradores da periferia, sem-teto, desempregados. Ao longo de sua história, o grupo passou por diversas formações, mas nunca perdeu o engajamento social.


Fatos surpreendentes marcam a carreira do Bérurier Noir, como um show feito na calçada de uma boate do Quartier Latin. Após uma briga com o proprietário da boate, que teria fechado os dutos de ventilação para aumentar a temperatura e incitar o consumo de bebidas, a banda resolveu fazer o show na calçada em frente ao estabelecimento. Com a chegada da polícia, os fãs cercaram a banda, para que os policiais não acabassem com o show. Conta-se que a banda ficou tocando mesmo sob bombas de gás lacrimogênio.


Pelas suas qualidades sonoras, pelas suas letras engajadas e pela sua história que o Bérurier Noir está na vitrola de casa.

Nenhum comentário: