12/05/2008

É Primavera…

A Primavera na França começa oficialmente no mês março. Efetivamente ela pode demorar um pouquinho mais a chegar. Este ano foi assim: em plena Páscoa, no mês de abril, tivemos dois belos dias de neve ! Somente agora no início do mês de maio é que as temperaturas mais amenas resolveram aparecer. Mas não foram as questões climáticas que me levaram a escrever este post, mas sim as diferenças culturais que podem ser observadas nesta época do ano.

O primeiro choque vem logo pela manhã do primeiro dia. Ao sair na rua, a temperatura não é lá muito diferente daquela do dia anterior; mas os canteiros e jardins estão completamente floridos. Eu não tenho bem certeza do que acontece durante a madrugada, mas posso garantir que estas flores não brotam espontaneamente com esta velocidade. Andando pelas ruas, nota-se que as pessoas começam a vestir-se com muito menos roupas, numa provável tentativa de "auto-convencimento" de que o bom tempo está chegando. Por outro lado, o cachecol não desaparece, e ficará preso em alguns pescoços mesmo durante o verão. Nesta época, os bares e cafés começam a instalar os terraços, mesas do lado de fora (às vezes sobre tablados e sob guarda-sóis) onde os clientes irão aproveitar do "bom tempo".


Primavera também é época de almoços no pátio de casa e de pique-niques no parque. E para pique-nique, francês tem talento. Eles dão um banho em qualquer farofeiro latino-americano sem dinheiro no bloso, sem parentes importantes e vindo do interior. A idéia de pique-nique fora só não é uma boa para aqueles que como eu são alérgicos ao pólen. Nesta época os índices alergênicos divulgados pela serviço de vigilância regional atinge os mais altos níveis, e basta um simples passeio no parque para ficar com o nariz igual ao Bozo.

Outros indícios da chegada da Primavera por aqui: os catálogos dos supermercados só trazem ofertas de materiais para jardim, os das lojas de esportes só trazem ofertas de materiais de camping; a quantidade de garrafas de vinho rosé na prateleira do supermercado aumenta consideravelmente, o número de feriados no mês de maio aumenta na mesma proporção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei tudo muito lindo e legal da sua parte falar a reséito disso!
Me ajudou muito mesmo!

Anônimo disse...

Cara como assim: "Eles dão um banho em qualquer farofeiro latino-americano sem dinheiro no bloso, sem parentes importantes e vindo do interior."
Que conversa é essa!!!!
Pelo amor de deus, acho que para alguem que cria um blog pra falar da primevera na frança vc é bem ignorânte e sem noção!!!
Eu sei que há muitos extrangeiros que realmente gostam de fazer uma bagunça, mas generalizar a situação para todos os latino-americanos foi bem xenofobico da sua parte!
Fala sério cara!
Esse comentário realmente realmente foi bem infeliz da sua parte!
Acho que esse tipo de coisa está realmente muito ultrapassada!
Espero que vc aprenda daqui a algum tempo a viver em um mundo globalizado, afinal de contas, a frança se tornou escrava dele!

Anônimo disse...

legal assim eu em frances tiro 10