01/02/2008

O Dom Quixote dos Preços Baixos


O empresário Édouard Leclerc poderia ser considerado um "Dom Quixote dos preços baixos". Tudo começou em 1949, com a abertura de uma loja na região da Bretanha, no noroeste da França. Leclerc criou um sistema de compras em atacado diretamente dos fornecedores, passando a revender as mercadorias no varejo a um preço mais barato que a concorrência. Em 1965 o grupo abria o seu primeiro hipermercado. Nos anos que se sucederam, o grupo E.Leclerc diversificou-se, passando a atuar em ramos como o de combustíveis, bijouterias e viagens. Na década de 1990, o grupo E.Leclerc ultrapassa as fronteiras da França, chegando a países como a Espanha e a Polônia.

No ano de 2000 o grupo adere ao Sistema U, um grupo de comerciantes independentes do ramo alimentar-distribuição que trabalha em cooperativa, e que possui uma regulamentação rígida no que se refere à política de preços baixos. No ano de 2004 a família Leclerc vendeu o nome do grupo para os aderentes do sistema.

Em 2006, o grupo E.Leclerc disponibilizou na internet um comparador de preços. Por queixa do grupo francês Carrefour, o caso foi parar na justiça, e o comparador de preços teve de sofrer modificações para poder continuar disponível.

Nesta semana, o grupo E.Leclerc anunciou a retirada das prateleiras de seis produtos de marcas conhecidas, alegando que estes produtos apresentaram uma alta de preços abusiva se comparada com os produtos concorrentes. Diante de tal anúncio, alguns fabricantes já contactaram o grupo para negociar uma redução de seus preços e poder voltar às prateleiras.

Um comentário:

Fernando disse...

muito util, obrigado!