15/04/2008

Aspirine du Rhône

Tive uma dor de cabeça FDP nestes últimos dias. Ontem resolvi dar um pulinho na farmácia para comprar uns comprimidinhos básicos de Aspirina. Quando o farmacêutico colocou a caixa de comprimidos na minha frente, reparei na hora que nela estava escrito Aspirine du Rhône.

Para quem não entendeu o que isto quer dizer, Rhône (ou Ródano, em uma péssima tradução para o português) é o nome de um dos rios que corta a cidade de Lyon. Seria como se você fosse comprar uma Aspirina em São Paulo, e na caixa ela viesse identificada como Aspirina do Tietê. Minha curiosidade falou mais alto, e sai em busca do porque das Aspirinas serem vendidas com este nome aqui na França.

A caixinha de Aspirine du Rhône


Eis a explicação:

O vale do Rhône é uma tradicional região produtora de fármacos. Religiosos de algumas abadias já aproveitavam do clima favorável desta região para o cultivo de ervas medicinais. Com a fundação da escola de medicina de Montpellier, no ano de 1220, a produção de fármacos ganhou um impulso no vale do Rhône.

A Aspirina, marca de propriedade da indústria alemã Bayer, desembarcou na França no ano de 1908. Os comprimidos eram então fabricados pela Sociedade Química das Usinas do Rhône. Aproveitando do renome e do apelo comercial que tinham os produtos farmacológicos oriundos "do Rhône", a Bayer passou a vender as Aspirinas na França com o nome Aspirine du Rhône.

E a minha dor de cabeça passou !

Nenhum comentário: