13/04/2008

Bendito o que Semeia Livros

Em outra oportunidade já falei aqui da importância da leitura para os franceses, e que nós também deveríamos cultivar este saudável hábito. Os números de uma nova pesquisa mostram mais uma vez o quanto a leitura é importante na França.


Caderno do jornal Le Monde sobre livros e literatura

A compra de livros representa 51 % das compras de bens culturais feitas pelos franceses, à frente de DVD's e filmes em vídeo (20%), CD's (15 %) e jogos eletrônicos (14%). Em 2006, os franceses compraram 494 milhões de livros, ou seja, uma média de 8 obras por pessoa. Destes, 20 % eram romances, 17 % eram obras infanto-juvenis e 11 % eram livros de histórias em quadrinhos.

Os livros de bolso são um dos responsáveis por este aquecimento na venda de livros: cerca de 25 % dos livros vendidos são vendidos no formato de bolso (se considerados só os romances, este percentual sobe para 70 % !).

2 comentários:

Anônimo disse...

Pesquisa O Globo, 55% dos brasileiros nao leram um livro sequer em 2007.Nas classes A e B, 59% responderam que "nao tenho o habito".Nas classes D e E os indices foram de 58%.

Nozomi disse...

Gostei do teu blog. A gente não precisa ir muito longe pra constatar que no Brasil, as pessoas compram poucos livros. É só perguntar pra algumas pessoas que se conhece...Legal também saber as influências das cozinhas francesas.