07/04/2008

Extra ! Extra !

Acompanhe aqui a passagem da Tocha Olimpica por Paris (sem acentos, por que ao vivo não tem condições):

O cortejo iniciou na torre Eiffel as 12 h (horario local);

Manifestantes com bandeiras do Tibet se reuniram ao redor da torre. A policia deu duas opções: ou os manifestantes guardavam as bandeiras, ou se retiravam. os manifestantes decidiram se retirar. Atravessaram a ponte sobre o Sena e ficaram nos jardins do Trocadéro;

12h35 a chama iniciou a descida da torre Eiffel. Desde a saida, o cortejo é acompanhado por manifestantes gritando "Liberdade para o Tibet"

Ao longo do percurso, varias manifestações em favor da liberdade têm acontecido. Em razão dos ânimos exaltados, a tocha foi conduzida para um ônibus (sim, a tocha esta sendo conduzida de ônibus !).


Entre as 13h e as 13h31 a tocha circulou por Paris de ônibus ! Nesse meio tempo, os jornalistas que acompanham o cortejo relatam que a tocha foi apagada. A policia nega... (jura ? até parece que eles iriam confirmar !)

A televisão francesa evita de mostrar os incidentes que estão acontecendo ao longo do caminho. Na China, a televisão estatal somente noticiou que a chama olimpica circulava por Paris no dia de hoje.


A tocha desceu e subiu do ônibus algumas vezes.


Numa das passagens da chama olimpica, um dos portadores da tocha apagou ela sem ter passado a chama para o seu sucessor... (Que papelão !)


O quebra-pau esta comendo em frente da prefeitura de Paris, onde manifestantes Pro-China e Pro-Tibet se encontraram.


14h22 o prefeito de Paris nega-se a comentar os acontecimentos. Quando a tocha chegar na prefeitura, esta previsto um breve discurso (Se eu fosse ele, eu pedia pra cagar e dava no pé !)


14h31 enquanto o pau come aqui e acola, a turma do discurso de boteco discute se a culpa é da policia, dos manifestantes, da China, da globalização....


Os desocupados que mataram serviço para ver a tocha passar estão postando as suas fotos neste site. (Veja as fotos, mas lembre-se de voltar para o Neurônio Nervoso !)


14h39 a chama esta bloqueada embaixo da ponte Garigliano. Membros do grupo Reporteres Sem Fronteiras se acorrentaram sob a ponte em frente ao cortejo... a coisa promete !


14h48 cinco cordões policiais envolvem a chama olimpica, e mesmo assim o cortejo avança em ritmo de escargot


14h53 os organizadores dos protestos pronunciam-se em relação ao sucesso da mobilização e contra a brutalidade excessiva por parte dos policiais.


15h07 o cortejo passa pelo Trocadéro precedido por dezenas de furgões policiais (sem exagero !). No meio do cortejo, dois infelizes triciclos chineses da Coca-Cola foram vaiados. Alguns carros foram atingidos por garrafas d'agua (imagina se fosse no Iraque... o povo ja dava um jeito de explodir esta palhaçada toda)


15h14 acabo de descobrir que alguém além da minha esposa esta lendo esta narrativa. Obrigado André !


15h15 no momento da passagem do cortejo pela avenida Marceau, dois membros do grupo Reporteres Sem Fronteiras abriram do alto de uma janela uma bandeira de 5 m x 5 m com os anéis olimpicos em forma de algemas. A multidão aplaudiu o protesto.


15h24 a chama desce a avenida Chaps-Elysées sob vaias...


15h25 a tocha desce do ônibus (de novo !)


15h32 Caiu na net ! Os primeiros videos das confusões ja começam a aparecer nos sites de compartilhamento


15h35 os patrocinadores do evento estão sendo chamados de prostitutas pelos manifestantes. (Definitivamente o negocio virou zona). O grupo Reporteres Sem Fronteiras abriu uma nova bandeira de protesto durante a passagem da chama (que não tinha chama) pela avenida Champs-Elysées.


15h40 e a chama ja esta 1 hora atrasada em relação ao cronograma previsto. Provavelmente, ela vai dar mais umas passeadas de ônibus.


E aparece um video na internet com a tocha se apagando.


15h51 no final da Champs-Elysées o tempo fechou entre manifestantes Pro-Tibet e alguns chineses. A tocha atravessa o Jardim de Tuileries, proximo ao museu do Louvre. O tempo de permanência da chama olimpica na prefeitura sera menor que o previsto, a fim de reduzir parcialmente o atraso do percurso.


15h58 os policiais confiscam bandeiras tibetanas, guarda-chuvas e adesivos dos manifestantes proximos da Assembléia Nacional. A chama olimpica chegou finalmente na Place de la Concorde, proximo ao Louvre. O destino agora é a Prefeitura de Paris... (mas muita agua ainda vai rolar até la)


16h01 E a tal da chama volta a pegar o ônibus... (eh laia...)


16h08 O cortejo parou no meio do caminho pois manifestantes tentaram se jogar na frente do ônibus onde esta a tocha


16h11 e finalmente a tocha passou em frente a Prefeitura de Paris.... sob vaias


16h23 a cerimônia prevista para acontecer na prefeitura foi anulada. O cortejo segue. Até o momento, 8 pessoas ja foram detidas pela policia. Entre os detidos esta a vice-presidente do conselho regional de Île-de-France, que carregava um extintor de incêndio.

16h26 O jornal da noite da TV chinesa falou pela primeira vez de incidentes na passagem da tocha olimpica, porém não deu maiores detalhes.


16h40 5 deputados franceses estão na frente da Assembléia Nacional com uma bandeira tibetana. Outros deputados abriram uma faixa onde estava escrito:"Respeitemos os direitos humanos na China"


16h45 o numero de deputados na frente da Assembléia é em torno de 50 e todos gritam "Liberdade para o Tibet"


16h50 A chama passou de ônibus em frente da Assembléia Nacional. Vaias e mais vaias.


16h53 os ultimos trechos do desfile da tocha foram suspensos. A tocha ira de ônibus diretamente para o estadio Charléty, ponto final do trajeto.


17h00 E o Neurônio Nervoso termina esta narração do percurso da tocha olimpica por Paris. Maiores informações nos jornais e na internet.


Informações pos-cobertura: a tocha chegou ao estadio de Charléty às 17h35 e foi recebida com fogos de artificio. Do lado de fora do estadio, dois grupos se enfrentaram, sendo necessaria a intervenção da policia.


A imprensa divulgou que a anulação do cerimonial na prefeitura de Paris foi um pedido das autoridades chinesas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Loucura...Loucura...Loucura !!!

Estou acompanhando a passagem da tocha em Paris pelo seu blog.

Narrativa quase que em tempo Real.

Parabéns pelo blog de qualidade.

André