23/04/2008

Um Pouco de Cultura Funerária

Vitrines são sempre muito atrativas; ou não ! Passando em frente a uma funerária por aqui, não pude ficar indeferente ao ver isto.



As funerária por aqui exibem miniaturas dos túmulos nas vitrines !

Pesquisando um pouco mais sobre este mórbido tema, descobri que os franceses são realmente criativos quando o assunto é túmulo. Basta dar uma olhada nos mostruários das funerárias. Tem túmulo em formato de moto, em formato de fórmula 1 e até placas em formato de bola de futebol. Investigando um pouco mais sobre o assunto, tomei conhecimento de como acontecem as cerimônias fúnebres por aqui. E acreditem, é diferente !

Assim como acontece no Brasil, o corpo é enviado para a funerária para a preparação, mas o que se passa depois da preparação do corpo é que é diferente. Na França, a família então loca uma câmara funerária, uma sala na própria funerária equipada de uma prancha refrigerada (devidamente disfarçada de leito mortuário), onde o corpo fica exposto para as devidas despedidas. No geral, o corpo fica nesta câmara funerária por três dias, tempo necessário ao encaminhamento do funeral. Normalmente as famílias não permanecem no local do velório (afinal ninguém quer ficar 3 dias numa funerária !). Aqueles que desejam apresentar as suas despedidas ao falecido devem se dirigir até a funerária no horário comercial.

Câmara funerária

Passados os três dias, é feito uma cerimônia de enterro respeitando-se a vontade e as crenças da família.

Nenhum comentário: