15/04/2008

Liberté, Égalité e Ovo Poché (4)

Um lado interessante da cozinha francesa é a chamada cuisine de campagne, ou seja, a cozinha típica rural. Esqueça todos aqueles conceitos prévios de comidas leves e servidas em pratos que mais parecem obras de arte; a cuisine de campagne não se parece em nada com isto.

Os pratos típicos das áreas rurais francesas estão intimamente ligados às tradições de produção de cada região. No sudoeste da França, se consome muita carne de pato e ganso; em algumas regiões dos Alpes se consome pratos à base de ovelhas. Outra característica da culinária rural é tirar o máximo proveito da matéria-prima, evitando qualquer desperdício. Assim, a preparação dos pratos rurais utiliza com frequência não somente a carne, mas também os orgãos internos dos animais (figados, rins, intestinos, miolos, etc.). É o caso da caillette, um prato típico dos vales da Ardèche e do Drôme, uma espécie de bolo de carne feito à base de carne, banha e tripas de porco, ovos, espinafres, ervas e condimentos.

A Caillete: a base de carne de porco, pode ser consumida quente ou fria.

A charcuterie (salames e outros embutidos à base de carne) e os queijos também são produtos tipicamente rurais, mas consumidos por praticamente todos os franceses. O pain de campagne, um pão bastante nutritivo feito à base de farinha integral, e o vinho são os acompanhamentos perfeitos para qualquer refeição da cuisine de campagne.

Charcuterie: saucissons (salames), presuntos, mursilhas e outros embutidos.

Nenhum comentário: