04/11/2007

Idéias a Serem Copiadas (4)

Aqui na França a maioria dos supermercados não distribui mais gratuitamente as sacolas plásticas; se você quer uma sacolinha, é necessário pagar por ela (o custo de cada unidade é em torno de 0,03 euros). O objetivo é reduzir o consumo desnecessário de plástico e reduzir a produção de lixo. Em contrapartida, a maioria dos mercados vende a baixo custo (em torno de 0,80 euros) uma sacola reutilizável, geralmente bastante grande e feita com um material mais resistente. Praticamente todo mundo tem a sua sacola em casa, e a utiliza quando vai ao mercado ou à feira.
Propaganda da sacola reutilizável vendida no Carrefour

Para aquelas pessoas que não podem carregar peso ou que querem um pouco mais de conforto existem os Caddies, uma releitura do velho e bom carrinho de feira. Eles possuem um visual mais moderno, com cores e estampas variadas. Alguns possuem um sistema com três rodas de cada lado que permite subir degraus e escadas sem fazer muito esforço.

Caddie estampado. Na tampa lê-se
"Não estamos com pressa !"

Se no princípio a idéia de abandonar a sacola plástica parece um pouco estranha, o exemplo dos países europeus mostra que é possível e fácil. Sigamos este exemplo !

Nenhum comentário: