28/11/2007

Você sabe que o inverno vem chegando na França quando...

Você sabe que o inverno vem chegando na França quando você começa a encontrar pelas ruas as caixas de sal.
Caixa de sal em Lyon.

Aqui na grande Lyon, assim como na maior parte das grandes cidades da França, existe um plano de inverno para a limpeza das vias públicas em caso de neve. Este plano é posto em funcionamento no mês de novembro e se estende até o mês de março. Para o desbloqueio e limpeza dos 2500 km de vias públicas da Grande Lyon são utilizados 90 veículos de retirada de neve e de dispersão salmora. Além disso, 900 caixas de sal são colocadas nos principais pontos da cidade, de forma que os funcionários do serviço de retirada de neve possam intervir com rapidez.

Segundo a administração da Grande Lyon, 23 mil toneladas de sal e 120 mil litros de salmora ficam estocados, prontos para serem usados no caso de queda de neve. O custo de um dia de limpeza na Grande Lyon fica em torno de 400 mil euros.

Por que utiliza-se sal quando neva ?

O sal provoca um rebaixamento do ponto de congelamento da água, de forma que é preciso muito mais frio para que ela se transforme em gelo. Assim sendo, ao jogar sal e salmora na neve, a neve tende a derreter. Por outro lado, o uso do sal para a limpeza das vias públicas pode causar alguns problemas ao meio-ambiente em função do escoamento da água salgada para o solo e para os cursos d’água próximos.

Um comentário:

Anônimo disse...

E mais uma vez o ser humano pensando só em si mesmo.