30/11/2007

Os Dejetos Caninos

As grandes cidades francesas enfrentam sérios problemas no que se refere aos dejetos caninos (o popular cocô de cachorro). Quem passeia por uma cidade como Lyon logo desiste de observar a arquitetura para cuidar melhor por onde pisa. Segundo dados levantados em 2004, são coletados em Lyon cerca de 40 mil toneladas de cocô de cachorro por ano. Isto custou aos cofres públicos nada mais nada menos que 590 mil euros, ou seja, 14,75 euros por quilo ! Para fins de comparação, o alumínio é comprado pelas empresas de reciclagem por preço entre 0,45 e 1,10 euros por quilo.

Para tentar contornar este problema administração pública tem gasto mais dinheiro com campanhas de conscientização e com a instalação de “canisites”, áreas reservadas para os cachorros fazerem suas necessidades (o popular cagódromo). Além disso, a cidade de Lyon conta hoje com 10 motos especializadas, com uma espécie de aspirador de pó na parte traseira. Um funcionário do serviço de limpeza pública percorre as ruas e, ao ver um cocozinho, aspira este com o auxílio deste equipamento.

Placa de identificação do "Cantinho do Cachorro"


O "Cantinho do Cachorro", o popular cagódromo

A conclusão deste post é simples: seria muito mais fácil e barato se cada um juntasse o cocô do seu cachorro com uma sacolinha.

Nenhum comentário: