05/01/2008

Franceses e Antiguidades

Francêses adoram uma antiguidade (esta é uma forma polida de começar este post dizendo que francêses adoram uma velharia). Conheço vários franceses que colecionam coisas antigas: louças, rótulos de vinho (meu professor possui uma coleção de mais de 50 mil rótulos !!!), selos, peças em madeira, cartões postais, ilustrações...

Aqui em Lyon, assim como nas grandes cidades francesas, existem os brocantes, comércios um pouco parecidos com os briques do Brasil, porém mais especializados na venda de objetos antigos. Entre os meses de abril e setembro, acontecem os vide-grenier (esvazia sótão, em tradução direta), grandes feiras onde as pessoas vendem, trocam e negociam objetos dos quais queiram se desfazer. Nestas feiras, os colecionadores e especialistas em arte e antiguidades procuram chegar sempre bem cedo, para conseguir aproveitar as melhores oportunidades.

A paixão dos franceses por antiguidades é tão grande, que o idioma francês possui um verbo específicamente relacionado a isto: chiner. Chiner é o ato de procurar por velhos objetos nos brocantes ou nos vide-grenier.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que vou fazer uma visitinha na casa da minha vó, ela gosta de guardar uma quinquilharia, quem sabe me dou bem neste ramo.

HeHeHe !!!