06/01/2008

A Galette des Rois


Hojé é dia 6 de janeiro, e como dizia Tim Maia, “hoje é o dia do Santo Reis, anda meio esquecido mas é o dia da festa do Santo Reis”. Para celebrar a Epifania (do grego Epiphaneia, que significa “manifestação” ou aparição; em inglês... você está dormindo 05 ?) a apresentação de Jesus aos Reis Magos, os franceses comem a Galette des Rois (Torta de Reis).

A Galette des Rois é feita de massa folhada e recheada com fragipã, um creme de amêndoas. Em seu interior, a Galette des Rois possui uma feve, um pequeno bibelô em porcelana. No Dia de Reis as famílias se reunem para comer a torta, e segue-se o seguinte ritual: a torta é cortada na quantidade de pessoas presentes. O mais jovem da familia vai para baixo da mesa, de onde passa a indicar quem receberá qual pedaço da torta. Feito isto, todos comem a torta, e aquele que encontrar a feve é coroado o rei do dia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quem deve adorar esta tradição da tortinha são os dentistas, duvido que alguem não tenha sido coroado o "rei-banguela" da tradição. Achar uma pedrinha no feijão tudo bem, mas achar uma peça de porcelana com os dentes da frente em uma bela mordida não deve ser nada legal !
Abraço

Marcus Meurer disse...

Isso é que eu chamo de "Ter tempo"...

Uma que reunir a família já é um milagre, e para fazer esta babaquice, valha-me Deus!

Hehehehe...

Anônimo disse...

Cada povo tem sua cultura e suas tradições. Se seguirmos a mesma logica, muitas de nossas tradições poderiam ser consideradas "babaquice" e reunir a familia e sempre bom, independente do motivo.

Parabéns pelo blog.

Elayne Braga disse...

Ah eu acho super legal!!
Quem conhece a cultura francesa sabe o quanto esse costume da galette é bacana!! Existem até colecionadores das feves e se reunir em familia nem sempre é facil!! rs
Beijos,
Elayne