03/04/2008

Você Consegue Escutar ?


Um dispositivo de emissão de ultra-sons é a nova polêmica na Europa, e principalmente na França: o Mosquito (ou Beethoven). O Mosquito é composto de uma caixa metálica com um auto-falante que emite um som agudo e constante na frequência de 17.000 Hz (Hertz), a uma intensidade de 80 dB (decibéis). Este aparelho tem por função repelir os jovens e adolecentes de locais onde eles não são benvindos (como alguns centros comerciais, por exemplo).

O som emitido pelo Mosquito é inaudível para a maior parte dos adultos em função das perdas auditivas da idade, mas é facilmente percebido pelos mais jovens. Por tratar-se de um som irritante, a tendência é que as pessoas mais jovens, que ainda conseguem escutar o zumbido, venham a se afastar do local onde o aparelho está instalado.

O Mosquito já vem sendo utilizado em países como a Inglaterra, a Holanda e a Bélgica, mas a sua comercialização na França é motivo de calorosa discussão. Para colocar mais lenha nesta fogueira, a União Européia se pronunciou nesta semana afirmando que a decisão de proibir ou não o uso deste aparelho fica a cargo de cada país.

Se o Mosquito foi criado para afastar os jovens, os jovens souberam "pegar o limão e transformar em uma limonada". Vários sites de internet estão disponibilizando sons na faixa dos 17.000 Hz para serem usados como toque de celular. Assim, quando o celular toca em locais inapropriados (como na sala de aula, por exemplo), os adultos não escutam.

Faça o teste ! Acesse este site e tente escutar os sons nas diferentes frequências propostas. Você é capaz de escutar o som do Mosquito ? (som 17 kHz, que geralmente é percebido pelas pessoas com menos de 24 anos)

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante... apesar dos meus 34 anos, consigo escutar os sons até a faixa -30, mas nao escuto nada nas faixas -24 e -18... Tenho q pedir a alguem mais novo para fazer o teste!!!

(acho q nao colocam nada de proposito, hehehehe)

Anônimo disse...

Q porcaria,eu com meus 16 anos ao escuto a faixa -18

Security Guards disse...

Este aparelho tem por função repelir os jovens e adolecentes de locais onde eles não são benvindos (como alguns centros comerciais, por exemplo). fire watch