28/01/2008

A Geladeira do Francis

Logo que cheguei na França fui convidado para uma festa de aniversário de um cara chamado Francis. Foi uma das festas mais interessantes que já fui. Fazia 0°C do lado de fora mas, do lado de dentro do apartamento, umas 100 pessoas se espremiam em um ambiente “tropical”. A festa teve direito a francês que falava português, brasileiro que falava francês, e gente que não falava nada com nada. No cardápio teve feijoada, caipirinha, mousse de chocolate e gibi da Magali. E à medida em que o tempo passava, mais gente chegava na festa.

Na minha opinião, o ponto mais interessante da festa foi o que hoje chamo de “Geladeira do Francis”. As bebidas (vinho, cerveja, cachaça e um ou outro guaraná) eram colocados para gelar no lado de fora da janela. Sempre que alguém queria uma bebida, era so abrir o vidro, esticar o braço e pegar a garrafa no beiral da janela, geladinha.

Pois não é que eu estava passeando estes dias por Genebra, e me deparei com um belíssimo exemplar da “Geladeira do Francis”. Aproveitei e fiz uma foto, para registrar esta tecnologia de refrigeração a qual, infelizmente, não temos muito acesso no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se fosse no BR as bebidas ja teriam desaparecido da janela.

Fernando disse...

em algumas regioes do brasil, pode-se usar a ideia como o "Forno do Francis"