06/12/2007

Festa das Luzes (1)

Começa hoje aqui em Lyon mais uma Festa das Luzes !

Neste ano, a festa vai se extenderá até o dia 09/12. Até lá, irei postando aos poucos o que estiver acontecendo pela cidade. Mas para começar, vamos falar um pouco da história desta festa que atrai 4 milhões de visitantes (eu disse 4 milhões !) a cada ano:


A devoção da cidade de Lyon pela Virgem-Maria data da Idade Média. No ano de 1643, a peste negra se espalhou pelo sul da França. Por este motivo, os religiosos, comerciantes e nobres de Lyon se reuniram e fizeram a promessa de fazer uma homenagem à Virgem-Maria se esta livrasse Lyon da epidemia de peste. Conta a história que a cidade foi realmente poupada, e a partir desta data, uma procissão era organizada no dia 8 de setembro, dia da festa da Natividade da Virgem.

Em 1852, a cidade de Lyon construiu no alto da colina da Fourvière uma capela dedicada à Virgem-Maria. No alto desta capela foi colocada uma estátua da santa, conhecida como “A Virgem Dourada”. A festa de inauguração, como era de se esperar, foi marcada para o dia 8 de setembro, dia da Natividade da Virgem e dia do aniversário da promessa feita a esta pelos religiosos de Lyon. Neste dia, porém, uma grande cheia do rio Saône impediu a realização da festa. Esta foi então transferida para o dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Concepção da Virgem.

No dia 8 de dezembro, uma grande festa foi então organizada em Lyon, com decoração, fogos de artificio e fanfarras. Momentos antes da festa, uma violenta tempestade cai sobre Lyon, destruindo toda a decoração prevista. Os responsáveis pela festa decidiram então anular a cerimônia, mas o céu foi limpando pouco a pouco.


A população de Lyon comoveu-se ao ver toda a decoração da festa destruída, e de forma espontânea começou a colocar velas e lampiões no lado de fora das janelas. As ruas também foram iluminadas com velas e lampiões, e todos saíram de suas casas para demonstrar a devoção à Virgem. Assim, a estátua da Virgem Dourada foi finalmente inaugurada, e a cada 8 de dezembro a Festa das Luzes se repete. Em 1872 a cidade de Lyon inicia, ao lado da capela da Virgem Dourada, a construção de uma grande basílica, também dedicada à Virgem-Maria: a Basílica de Notre-Dame de Fourvière.

Capela com a Virgem Dourada (esquerda) e a Basílica de Notre-Dame de Fourvière (direita), iluminadas durante a Festa das Luzes de 2006.

Nenhum comentário: