08/12/2007

Festa das Luzes (3)

A Festa das Luzes prossegue em Lyon, e apesar das chuvas esparsas, o movimento nas ruas é intenso.

Na praça Louis Pradel, ao lado da Ópera de Lyon, uma instalação chamada Pescadores de Estrelas reproduz as cabanas de madeira usadas pelos pescadores. Destas cabanas pendem grandes redes iluminadas, como se estes pescadores tivessem pego as estrelas da Via-láctea.

Na praça do Terreaux, em frente à prefeitura, um globo de vidro multicolorido projeta suas cores nos prédios que circundam a praça. As luzes ao redor do globo, sincronizadas com os efeitos sonoros, resultam em uma criativa e harmoniosa evolução.

No alto da colina da Fourvière, uma forte iluminação por trás da basílica cria o efeito de um halo de luz, dando destaque ao caráter sagrado deste local. Destaque também para a Virgem Dourada, o símbolo maior da Festa das Luzes.

Na praça Antonin Poncet, uma jardim com 2 mil flores de luzes. Dentro de cada flor, uma pequena lâmpada e uma pilha. A cada dia de festa, mais 500 flores são “plantadas” neste jardim. Como as pilhas vão enfraquecendo, com o passar dos dias, as primeiras flores “plantadas” já terão se apagado, como num ciclo de vida e morte.

Nenhum comentário: