07/12/2007

Festa das Luzes (2)

Durante a Festa das Luzes, são feitas iluminações e intervenções nos principais prédios históricos e monumentos da cidade. Por este motivo, o centro de Lyon é a região da cidade que concentra o maior número de visitantes. Dentre as diversas iluminações propostas, algumas chamam a atenção pela grandiosidade, outras pela criatividade daqueles que as criaram.

Na Place Bellecour, a estátua do rei Luís XIV foi envolvida por uma grande bolha, imitando as tradicionais bolas de neve das lojinhas de souvenir. Ao pé da estátua, dois neons traziam as frases “I love Lyon” e “Only Lyon”. Uma grande roda-gigante completava o belo cenário.

Nas margens do rio Saône, uma antiga cabine telefônica foi transformada em um aquário. A criatividade desta intervenção chamou a atenção dos visitantes, que se aglomeravam em torno da cabine para bater fotos.

No Théâtre des Célestins, uma projeção de quadrados com grafismos ia progressivamente modificando a fachada do prédio, formando uma verdadeira “colcha de retalhos” de imagens.

Nas margens do rio Rhône, uma centena de caixas plásticas, normalmente utilizadas para o armazenamento de água, faziam uma série de efeitos luminosos, como mudanças de cores e movimentos de luzes, fazendo com que os visitantes ficassem uns bons minutos as observando.

Nenhum comentário: