10/12/2007

Festa das Luzes (5)

Na noite do 8 de dezembro, dia da Imaculada Concepção da Virgem, as ruas de Lyon e das cidades vizinhas estavam cheias. Apesar das chuvas esparsas, turistas e lyonnais sairam às ruas para apreciar as diferentes instalações de luzes espalhadas pela cidade. E como manda a tradição, os moradores de Lyon também fizeram a sua parte: velas foram colocadas na borda das janelas, exatamente como foi feito a 155 anos atrás.

No pátio interno do Hôtel-Dieu, o histórico hospital onde trabalhou François Rabelais, milhares de pequenas lâmpadas faziam o papel de uma lavoura. As mudanças nas cores da iluminação e os efeitos sonoros mostravam a passagem das estações do ano nesta lavoura.

No centro de Villeurbanne, cidade vizinha a Lyon, a avenida Henri Barbusse foi fechada ao trânsito de veículos. O clima era de uma festa alegre extremamente familiar, com bandinhas e grupos de teatro se apresentando em vários pontos ao longo da avenida. O conjunto arquitetônico do Gratte-Ciel emoldurava a festa, tendo em um extremo a torre da prefeitura e no outro as torres do Gratte-Ciel.

Nenhum comentário: