02/12/2007

Filosofia da Escova de Dentes


Enquanto escovava os dentes após o almoço fui tomado por um momento de filosofia. Comecei a pensar na quantidade de campanhas educativas que são veiculadas nos intervalos comerciais da televisão no Brasil. “Não deixe água parada”, “Vacine seu filho”, “Use camisinha”, “Respeite os limites de velocidade”, “Não jogue lixo nos cursos d’água”, “Idoso, vacine-se contra a gripe” e tantas outras informações são divulgadas a cada intervalo comercial.

Após dois anos morando na França, me dei conta que a única campanha que vi até hoje é a campanha “Manger-Bouger” (Comer-Exercitar-se, em tosca livre tradução). Trata-se de pequenas mensagens divulgadas após as propagandas de guloseimas, e que trazem como mensagem as recomendações nutricionais do "Programe National Nutrition Santé" (Programa Nacional Nutrição e Saúde), a saber:

1) Para sua saúde, coma ao menos 5 frutas e legumes por dia;
2) Para sua saúde, pratique uma atividade física regularmente;
3) Para sua saúde, não coma muita gordura, muito açúcar ou muito sal;
4) Para sua saúde, evite de beliscar entre as refeições.


A questão "filosófica-tostines" que fica é: O Brasil tem campanhas educativas demais ou a França tem campanhas educativas de menos ?

Por via das dúvidas, convém seguir todos estes conselhos.

3 comentários:

Unknown disse...

Acho que nem o Brasil tem campanha de mais nem a França tem de menos. O lance, acho, é que aqui essas campanhas são mais necessárias.

Parabéns pelo blog, sou leitor diário :)

Mauricio Meurer disse...

Opa ! Valeu Bruno... isso me faz crer que ao menos alguém lê este blog.

Anônimo disse...

Tirando as frutas e legumes, o brasileiro ja pratica o resto das dicas, se nao vejamos.atividade fisica, rala o dia inteiro para sobreviver, comer gordura ou açucar como? com o preço que esta a carne, nem pensar!e quanto a beliscar, só se for a poupança das tias gordas!