05/12/2007

O Mercado de Trufas

Dezembro chegou, e com ele chega também o Mercado de Trufas.

As trufas são uma espécie de fungo comestível, relativamente raro, que cresce sob o solo, entre 10 e 15 centímetros de profundidade, sobre as raízes de algumas espécies de árvores (castanheiras, nogueiras e tílias). Conhecida como “diamante negro”, as trufas são muito apreciadas na culinária internacional.


Geralmente no mês de dezembro iniciam-se os Mercados de Trufas. Estes mercados são verdadeiros leilões onde os grandes chefes de cozinha disputam os melhores exemplares. As trufas pequenas e de qualidade inferior podem ser vendidas em lotes de várias unidades. Já os exemplares maiores e mais raros são vendidos por unidade, e podem atingir valores impressionantes. Um exemplar excepcional pode ser vendido a mais de 1500 euros o quilo !

Esta alta dos preços das trufas também tem um aspecto negativo: alguns comerciantes tentam vender trufas de baixa qualidade como sendo exemplares raros, e uma empresa já foi vítima de arrombamento por causa do seu estoque de trufas.

------------------------------

E com este post, o Neurônio Nervoso atinge a marca de 200 posts em pouco mais de 2 meses de existência !

2 comentários:

Anônimo disse...

Imagina o gosto da "nhaca".
Deuzolivre!!!


Ahhhh parabéns pelos 200 posts.
Gosto muito desse blog, já está na minha lista de favoritos.

Anônimo disse...

Eu encontrei algo que parece uma trufa, mas como sou leigo no assunto gostava que me ilucidassem . Se me responderem para o email carlosfernandesy@hotmail.com envio foto. Consigo encontrar muitas.
Obrigado