04/03/2008

Anedotário Francês (1)

O Neurônio Nervoso inicia hoje uma nova seção chamada Anedotário Francês. Esta nova seção será dedicada a contar histórias, causos e acotecimentos interessantes ou engraçados que se passaram na França. E em um país onde viveram Luís XIV, Maria Antonieta, Joana D’Arc, Napoleão, e Nicolas Sarkozy (todos "psicológicamente muito centrados"), o que não faltam são boas histórias. E para começar, vamos contar o dia em que a Seleção Francesa de Futebol foi pega em um grande trote:

No dia 07 de agosto de 2005, a seleção da França iria à Dublin, na Irlanda, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, jogar contra a seleção local. O humorista Gérald Dahan, se fazendo passar pelo então presidente Jacques Chirac, telefonou para Zinedine Zidane, como se quisesse passar uma mensagem de boa sorte aos jogadores. Ao longo da conversa, o suposto Chirac solicitou a Zidane que os jogadores franceses colocassem a mão direita no coração na hora da Marselhesa (o hino francês), para demonstrar o amor que sentiam pela França.

No dia 07 de agosto, a partida estava sendo retransmitida pelo principal canal de televisão da França. As duas equipes se alinharam na borda do gramado. E nos primeiros acordes da Marselhesa, todos os jogadores colocaram a mão no coração, conforme havia sido solicitado pelo "presidente".

E esta é a prova em vídeo, com a íntegra do trote e as imagens dos jogadores cantando o hino.


Nenhum comentário: