20/03/2008

Cervin: A Montanha Perfeita

Se o Mont Blanc é a montanha mais alta dos Alpes, o Cervin (Cervino ou Matterhorn) é sem dúvida a mais bonita. Com 4.447 m, o Cervin, assim como uma miss ou uma top model, possui formas perfeitas: 4 faces triangulares, 4 arestas bem marcadas, 1 pico pontiagudo.

O Cervin

Em razão desta geometria tão perfeita, o Cervin é com certeza a montanha mais utilizada em peças publicitárias. Talvez o nome Cervin não te remeta a nenhuma lembrança, mas com certeza você um dia já viu esta montanha. Duvida ?

O Cervin está na caixa do famoso chocolate Toblerone. E por falar em chocolates, na segunda versão do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, o Sr. Wonka e Charlie passam ao lado do Cervin em um teleférico transparente, enquanto que os Oompa Loompas escalam a famosa montanha. Ainda no cinema, o logotipo da Paramount Pictures (uma montanha coroada com um círculo de estrelas) foi feito inspirado no Cervin. O Cervin ainda aparece em uma série de outros logotipos e propagandas mundo afora. A notoriedade desta montanha é tão grande que existe inclusive o Museu Cervin.

O Cervin na embalagem do Toblerone

Logotipo da Paramount, criado inspirado no Cervin


O Cervin em um logotipo de uma fábrica de filtros para água

Se você quer conhecer o Cervin em alta definição, clique aqui. Se você subir a imagem pela aresta inicial, poderá visualizar um refúgio de alta montanha. Um pouco mais acima pode-se ver dois alpinistas tentando vencer a famosa montanha.

Se você quiser ver o Cervin em 3 dimensões, clique aqui. (É necessário ter um óculos para visualização 3-D. Se você não tem um, faça o seu seguindo estas instruções).

Localização do Cervin no Google Earth: 45 58 35.79 N, 07 39 25.70 E


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Mauricio, legal esta historia da montanha. Obrigado

Ah, segue uma contribuiçao para o seu blog, do seu leitor anonimo!

http://bustler.net/index.php/article/serero_architects_win_eiffel_tower_anniversary_competition/