25/03/2008

Tirando a Poeira do LP

É muito comum ligar a TV ou abrir o jornal e ver algum cantor ou produtor musical queixando-se da disseminação de músicas pela internet. O que os jornais e a TV não mostram é que a internet também deu um novo fôlego a discos que estavam condenados a cairem no esquecimento no fundo de algum baú de uma loja de LP’s usados (se você não sabe o que é LP, pergunte para o seu pai).

Basta uma pesquisa rápida em um buscador do tipo Google para encontrar raridades da música brasileira disponíveis ao alcance de um clique de mouse. Boa parte deste material é disponibilizado por blogueiros, que dedicam seus blogs inteiros a esta temática. Entre os mais conhecidos, estão o Brazilian Nuggets, o Prog-BR e o Abracadabra. No Orkut, a comunidade Discografias, que disponibiliza os CDs na íntegra, conta com mais de 500 mil membros.

Por estes (e também por outros) caminhos, é possível ter acesso a raridades como o disco psicodélico "A Máquina Voadora", do cantor Ronnie Von (sim, ele já foi psicodélico um dia !), aos discos das bandas de rock progressivo Liverpool e Bixo da Seda, e até a coisas curiosas como o disco da banda The Brazilian Bitles, um LP de músicas de candomblé ou os discos de Daminhão Experyença (cujo título é "Chupando Cana Verde e Cheirando Alho no Planeta Lamma").

"A Máquina Voadora", de Ronnie Von; "É Onda", do The Brazilian Bitles; "Em Tempo de Macumba", com músicas de candomblé; e "Chupando Cana Verde e Cheirando Alho no Planeta Lamma", de Daminhão Experyença.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa esta compilaçao, obrigado!

Hoje, na Folha, uma reportagem sobre http://les.guillotines.free.fr/ com uma lista com milhares de pessoas q foram guilhotinadas durante a revoluçao francesa.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u385420.shtml

Mauricio Meurer disse...

Valeu pela dica !