18/03/2008

Oradour-sur-Glane: um Vilarejo que Parou no Tempo

Sim, eu sei, fazem dois dias que não posto nada de novo aqui. Os "35 mil leitores diários" deste blog já devem estar impacientes. Portanto, voltamos a nossa programação normal....

Oradour-sur-Glane é uma "cidade mártir". Ela foi destruída durante a II Guerra pelas tropas alemãs. Após a destruição, a cidade foi mantida praticamente intacta (salvo a retirada de alguns escombros que impediam a circulação). Um muro foi construído em torno do vilarejo, e hoje ela é aberta à visitação, como um lugar de memória das barbáries cometidas durante a guerra.

O site Oradour-souviens-toi (Oradour, lembre-se !) reúne uma série de informações sobre a cidade e o seu trágico destino. A seção de fotos é uma das mais impressionantes, assim como o relato da destruição da cidade, o qual reescrevo de forma resumida a seguir:


Vista de Ourador logo após a destruição e atualmente.

O dia era 10 de junho de 1944. As tropas aliadas tinham desembarcado na Normandia faziam 4 dias, e as tropas alemãs encontravam dificuldades para avançar rumo ao norte. As milícias da resistência faziam de tudo para impedir este avanço. Tal insucesso serviu de motivação para a realização de uma execução em massa.

A tática da SS não era nova: escolhia-se um vilarejo onde não houvesse resistência e realizava-se uma execução em massa, a fim de surpreender a população e coibir os focos de resistência. E desta vez a escolhida foi o vilarejo francês de Oradour-sur-Glane.

No começo da tarde as tropas da SS cercam a cidade e recolhem todos os trabalhadores que estavam no campo. Todos os moradores foram reunidos no centro da cidade, sob o pretexto de um controle de identidade. Os homens foram separados das mulheres e crianças, estas foram levadas para a igreja.

Os homens foram repartidos em seis grupos, e levados para alguns imóveis e granjas de Oradour, onde os alemães tinham instalados as suas metralhadoras. As 16 horas iniciou a execução dos homens. Os corpos eram empilhados dentro dos próprios imóveis onde aconteciam as execuções e, recobertos de materiais inflamáveis, eram então queimados (destruindo também os imóveis). Somente 5 homens escaparam da execução.

Outra vista de Ourador logo após a destruição e atualmente.

Às 17 horas foi dada a ordem para a execução das mulheres e crianças que estavam presas dentro da igreja (400 pessoas). A idéia era de matar mulheres e crianças por asfixia. Para tanto, os soldados alemães colocaram uma caixa no centro da igreja, no meio das pessoas que lá estavam. Um pavio foi esticado até o lado de fora. No momento em que o pavio foi aceso, a caixa explodiu, destruindo os vitrais da igreja. Vendo que a tentativa de asfixia não deu certo, os soldados disparam as metralhadoras contra a multidão. Neste momento, duas senhoras, uma delas carregando um bebê, conseguiram escapar da igreja por um dos vitrais quebrados. Na fuga, o choro do bebê atraiu a atenção dos soldados, que atiraram contra as duas mulheres. A mulher que carregava o bebê morreu, assim como a criança, mas a outra, mesmo ferida, conseguiu escapar.

As 19 horas o bonde que vinha da cidade de Limoges chegou à Oradour. Os ocupantes do bonde foram presos em uma fazenda próxima, sendo liberados somente no final da noite. Antes de deixar a cidade, as tropas alemãs ainda saquearam as casas e comércios, e incendiaram tudo o que foi possivel. Muitas das pessoas que encontravam-se feridas dentro dos imóveis foram queimadas vivas.

Oradour foi literalmente destruída, e 642 pessoas foram mortas.

Localização de Oradour no Google Earth: 45 55 44.60 N, 01 02 25.13 E

Nenhum comentário: