10/03/2008

Você sabe que está na França pois... (4)

Você sabe que está na França pois o principal canal de televisão passa a previsão do tempo oito vezes em apenas 24 horas.

Já nas minhas primeiras semanas aqui na França eu descobri que a previsão do tempo, por aqui chamada de Météo, é uma verdadeira instituição nacional. No inverno, quando você acorda pela manhã, é importante olhar a Météo para saber como as coisas vão do lado de fora (pois do lado de dentro, o aquecimento cumpre o seu papel) e decidir com quantas camadas de roupa vai sair. No meio da manhã, para aqueles que acordaram um pouco mais tarde, a Météo informa novamente como será o dia.

No horário do almoço, a Météo passa antes do jornal e após o jornal. No meio do jornal, o apresentador sempre dedica umas duas ou três palavras sobre o tempo também. Na hora do jantar, é a mesma coisa: Météo antes do jornal e depois do jornal (com uns pitacos do apresentador durante o jornal). No meio da tarde, uma passadinha pela Météo informa aqueles que não puderam acompanhar o jornal das 13h. Hora de dormir ? Météo, para saber o que te espera amanhã. Se você tem o hábito de dormir mais tarde, você ainda pode conferir a Météo que passa à 1 hora da madrugada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mauricio,

Segue uma contribuiçao fresquinha para o seu blog:
http://www.meax.fr/post/le-ou-la-en-francais.html
Abs

Leitor Anonimo