17/10/2007

Dirigir sem Habilitação é Possível

Existe aqui na França um tipo de carro que pode ser conduzido sem que se tenha a carteira de habilitação. São os carros Sans Permis (sem habilitação).

Oficialmente denominados de Quadriciclos Leves com Motor, estes veículos devem respeitar algumas regras de construção para que possam receber a denominação de Sans Permis. O cilindro do motor não deve ultrapassar os 50 cm3, e a velocidade máxima deve ser de 45 km/h. O câmbio deve ser automático e o motor funcionar com diesel. O veículo deve ser feito para transportar no máximo duas pessoas, deve pesar no máximo 350 kg (vazio) e possuir um comprimento máximo de 3 metros. A carroceria deve ser feita de fibra, deformável e capaz de absorver possíveis choques.

Para poder conduzir um carro Sans Permis, é necessário ter mais de 16 anos e possuir um BSR, um brevê de segurança na estrada. Este brevê é concedido após a aprovação nos exames teóricos e práticos sobre as regras de trânsito.

Em função da velocidade limitada, os carros Sans Permis não podem rodar nas auto-estradas expressas, nas vias periféricas, que circundam as grandes cidades, e nas vias expressas que margeiam os rios.

Em função do aumento na demanda, os carros Sans Permis ganharam novos modelos, e o preço também subiu. O custo de um carro Sans Permis novo não sai por menos de € 10 mil, mas os usados podem ser encontrados a € 1 mil.

Nenhum comentário: