11/10/2007

E o Tiro saiu por Montcuq

No mês de setembro, a fabricante de jogos de tabuleiro Hasbro, responsável pelo jogo Monopoly (a versão francesa do Banco Imobiliário) lançou uma votação na internet para selecionar os nomes de 22 cidades francesas, a fim de compor um novo tabuleiro de Monopoly para a versão especial “Cidades da França”.

Mas o tiro saiu pela culatra. Até o presente momento, a cidade de Montcuq está vencendo votação com larga vantagem. A explicação para isto se deve a um programa humorístico da década de 1970, chamado Le Petit Rapporteur, que usou a sonoridade do nome da cidade de Montcuq para fazer um trocadilho com a expressão mon cul (meu cú). Pois esta brincadeira ainda está gravada na memória dos franceses, que resolveram eterniza-la no tabuleiro do Monopoly.

Por conta deste resultado inesperado, a empresa deixou de divulgar os resultados parciais da votação. Por outro lado, a cidade de Montcuq está satisfeita com o movimento de turistas e com o aumento nas vendas de plaquinhas com o nome da cidade.

Nenhum comentário: