24/10/2007

À la Table

Muitos amigos me perguntam sobre a comida francesa. Alguns me perguntam se ela é boa, outros me perguntam se passo fome, e outros são mais diretos e querem saber o que comi de segunda à sexta.
Em função dos malditos clichês, a maioria das pessoas têm uma idéia equivocada sobre como franceses comem. A refeição tradicional francesa é feita em “quatro serviços”. A refeição inicia com uma entrada, geralmente um prato leve e de consumo rápido ou uma salada. Logo após é servido o prato principal (também chamado de plat de résistence). Geralmente mais elaborado, pode ser servido só ou acompanhado de alguma guarnição.

Após o prato principal, são servidos os queijos. Sim, come-se queijos após a refeição. Um prato de queijos com três ou mais variedades é trazido à mesa, e cada pessoa corta os queijos que deseja comer. É importante lembrar que tanto a salada, o prato principal e os queijos são sempre acompanhados de pão. A refeição termina com a sobremesa, que pode ser uma fatia de torta de pêra, um mousse, sorvete, cerejas, entre outras opções.

Se normalmente o “ritual” da refeição já é bastante longo, ele pode se prolongar um pouco mais em ocasiões especiais, com um aperitivo antes (o conhecido apéro) e um chá ou cafezinho após.
Nos últimos anos os franceses vêm perdendo o hábito da refeição completa, substituindo esta por uma refeição de prato único, mais simples e rápida. Por conta desta e de outras mudanças modo de se alimentar dos franceses acabou virando tema de estudo.

Nenhum comentário: