26/10/2007

A Pobreza está em Todos os Lugares


Foi publicada esta semana uma um estudo do Insee (Instituto Nacional de Estatística e e Estudos Econômicos) sobre a pobreza na França. Segundo este estudo, 12,1% dos franceses vive abaixo da linha da pobreza (no Brasil este valor é de aproximadamente 33%); cerca de 1,1 milhão de franceses vivem do RMI, o salário desemprego concedido pelo governo.

Em termos de desigualdade, Paris é a cidade campeã. O nível de vida dos mais ricos é mais de 5 vezes superior ao nível das pessoas mais pobres. Os contrastes também são grandes: enquanto que nos departamentos de Yvelines, Hauts-de-Seine e Paris a renda média é bastante elevada, no departamento de Seine-Saint-Denis, vizinho de Paris, a renda média está entre uma das mais baixas da França.

Ainda segundo este estudo, 3,2 milhões de franceses possuem problemas de moradia, sendo que, destes, 1,1 milhão não tem o conforto mínimo necessário para viver, 1 milhão vive em situação de “superpovoamento acentuado”, 934 mil são considerados privados de habitação, e 85 mil são considerados sem domicílio fixo (ou seja, moram nas ruas).

Nenhum comentário: