06/10/2007

Entre Noivos e Pic-nics

Sábado é dia de… casamento !

Até a Revolução Francesa, o único casamento reconhecido era o casamento religioso. Após a revolução, ficou decidida a separação entre o Estado e a Igreja, e em 1792 foi criado o casamento civil.

Os casamentos são celebrados nas Mairies, as prefeituras e sub-prefeituras das cidades. No dia e hora marcados (geralmente aos sábados à tarde), noivos, padrinhos, famílias e convidados partem em carreata até a Mairie. Todos os carros são enfeitados com fitas, flores e laços de tule. Ao longo do caminho os carros buzinam, a fim de chamar a atenção para a passagem dos noivos.

A cerimônia em si se dá na sala de casamentos, uma sala onde constam a bandeira da França e um busto da Marianne, a efígie da República. Portando uma faixa tricolor que simboliza as cores da França, o prefeito ou um funcionário designado para substituí-lo celebra a cerimônia. Os noivos trocam alianças, assinam os documentos necessários e são então casados pelo Estado.

E após o casamento os noivos vão..... para o parque !

Geralmente após a cerimônia na Mairie, a carreata nupcial segue até o parque da cidade. Todos os participantes, vestidos à rigor, vão ao parque fazer um brinde e uma seção de fotos com os noivos. Assim, nos sábados à tarde é comum encontrar noivas e pessoas em roupas de festa circulando pelos recantos mais floridos, em meio às pessoas que fazem pic-nic.

Nenhum comentário: