10/10/2007

Bélgica: Conheça Antes que Acabe !


A Bélgica é um país um pouco maior que o Estado de Alagoas. E corre o risco de se dividir em dois !

A Bélgica é formada por três grandes regiões: Flandres, ao norte, Wallonie, ao sul, e Bruxelas Capital, que concentra Bruxelas e as cidades vizinhas.

Na região de Flandres a língua falada é o “flamand” ou holandês. Nesta região são produzidos (prestem a atenção aos números) 57,3 % da economia do país. Na Wallonie, os idiomas são o francês e o alemão. Nesta região são produzidos 23,4 % da economia do país, e as taxas de desemprego beiram os 12 %. A região de Bruxelas Capital produz 19,3 % da economia, e por lá são falados tanto o francês como o flamand.

As brigas entre Flandres, o lado flamand, e Wallonie, o lado francófono, não são de hoje, mas nos últimos quatro meses os atritos aumentaram. O governo não conseguiu montar uma equipe que agradasse os dois lados, e isto foi o suficiente para uma retomada das disputas históricas. Os radicais de Flandres dizem que não aceitam mais “sustentar” o restante do país e ver os benefícios serem destinados à Wallonie. Para agravar a situação, muitos belgas francófonos residem em Flandres, e eles têm sido o alvo dos protestos organizados pelos manifestantes flamands.

Numa tentativa de manter a unidade no país, atores, cantores e outras celebridades belgas têm aparecido em propagandas pedindo aos compatriotas que não deixem a Bélgica se repartir. Até o momento, nenhuma solução foi encontrada para contornar esta crise, e enquanto isso a Bélgica segue batendo o recorde de número de dias sem governo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agradeço o texto curto e direto.

Tava difícil achar alguma coisa esclarecedora sobre o assunto.
Salvou meu vestibular! :)