31/10/2007

Hypocras

O Hypocras é uma aperitivo de origem medieval feito à base de vinho, canela, gengibre e mel. Não existe uma receita padrão de Hypocras, mas estes quatro itens são obrigatórios na elaboração do aperitivo. Os registros mais antigos sobre o Hypocras datam dos séculos XII e XIII, quando a cidade de Montpellier era reconhecida pelo intenso comércio deste tipo de vinho com os ingleses. O Hypocras também era muito receitado como remédio, principalmente com a função de digestivo. Anteriormente chamado de “Vin Piment” (Vinho Pimenta), a bebida recebeu o nome de “Hypocras” possivelmente como uma homenagem a Hipócrates. Atualmente, o Hypocras é muito consumido nas regiões de Ariège, Haute Loire e Drôme.

Se você ficou com vontade de experimentar este aperitivo medieval, faça você mesmo o seu Hypocras:

1 garrafa de um bom vinho tinto seco
60 g de açúcar
100 g de mel
20 g de gengibre fresco
3 a 4 bastões de canela
5 cravos da Índia
1 colher de café de noz moscada moída
1 colher de café de pimenta sechouan em grão

Misturar todos os ingredientes com o vinho e agitar bem. Deixar descansar por algumas horas e filtrar. Deve ser servido frio. O Hypocras não pode ser guardado por muito tempo, portanto, faça-o para consumir na mesma semana.

Um comentário:

Maquinaria de Linguagem disse...

Olá..bem legal o teu blog. Cara, acho que conheci o teu pai. Não lembro mas ele disse que tinha um filho que mora na França e tem um blog. Qual a tua área? Bem, tô indo pra Montpellier agora em agosto. Ganhei uma bolsa da Université Paul-Valéry, Montpellier 3 como pesquisador convidado. Sou doutor em Comunicação Pucrs. Acho ficarei perto. Abraço.