21/10/2007

Os Franceses e as Férias

Como já falei anteriormente, a França é um país que não vive no mesmo tempo que os outros países. E quando o assunto é férias, a coisa é mais complicada ainda.

Em meu primeiro ano de estudos na França, várias vezes fui surpreendido pelas férias. Cansado destas surpresas, decidi me informar melhor sobre o assunto e descobri que os estabelecimentos de ensino franceses têm 5 férias por ano.

O ano letivo por aqui começa no início de setembro. No final do mês de outubro têm-se as Férias de Toussaint, que duram 1 semana. Alguns dias antes do Natal iniciam as Férias de Natal, que duram aproximadamente 2 semanas. Na metade de fevereiro iniciam as Férias de Inverno, que duram aproximadamente 2 semanas. Na metade de abril iniciam as Férias de Primavera, com duração de 2 semanas. Por fim, no começo de julho o ano letivo se encerra, e iniciam as esperadas Férias de Verão, que se prolongam até setembro.

Não satisfeitos com a “simplicidade” do calendario de férias, o governo ainda promove um rodízio de férias. O país é dividido em 3 zonas, e cada zona sai de férias com uma diferença de alguns dias em relação às demais. Isto acontece principalmente para reduzir os congestionamentos nas estradas. Cada ano, a zona que sairá de férias primeiro também muda, para que todos tenham igualdade de direitos.

Simples, não ? Por isso que até hoje nunca sei quando serão as férias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Neuronio Nervoso!
Postei o patinete la no caixa preta...

abs!