04/10/2007

Vai um "Cafezinho de Chicória" Aí ?

Se chicória para você servia só para fazer salada, chegou a hora de mudar os seus conceitos.
Existe aqui na França uma bebida chamada Chicorée-Café, que é feita a partir das raízes da chicória, e que tem gosto semelhante (eu disse semelhante) ao do café.

O Chicorée-Café surgiu na Holanda no final do século XVII, com uma forte expansão no cultivo de chicória para este fim no início do século XIX. Neste período, esta atividade chegou à Bélgica, ao norte da França e à Alemanha. Durante as duas grandes guerras mundiais, os países europeus não tinham como cotinuar importando café. A alternativa a este desabastecimento foi o consumo do Chicorée-Café.

Atualmente, existe inúmeras variedades de café nas prateleiras dos supermercados; as novas máquinas de café expresso fazem sucesso nos lares franceses e as máquinas de distribuição de café estão presentes em cada estação de trem, faculdade ou centro comercial. Mesmo assim, a França é o país que mais produz chicórias para a produção de Chicorée-Café. A bebida ainda tem os seus fiéis consumidores, sejam eles filhos de uma geração onde o café era um produto de luxo, sejam eles pessoas de menor poder aquisitivo, sejam eles simples apreciadores do “cafezinho de chicória”.

Um comentário:

Janice disse...

Oie Mauricio,

Morei na Bélgica e conheci o chicorée, adorei!! Agora que voltei pro Brasil, estou procurando, mas não encontro. Aproveita e toma um cafezinho de chicoria por mim.

Abraços

Janice