02/10/2007

Verlan: A Gualín da Téci

O verlan é um tipo de linguagem codificada muito utilizada pelos moradores das periferias francesas. A formação das palavras no verlan é geralmente feita através da inversão das sílabas. Dessa forma, français torna-se céfran, bizarre passa a ser zarbi, village passa a ser lagevi. O próprio nome verlan é o resultado da inversão do termo à l'envers (ao contrário).

Outros mecanismos de formação de palavras podem ser utilizados, como por exemplo a supressão e a contração de letras e sílabas. Assim, femme torna-se meuf, voiture passa a ser turvoi, e musique vira zic.

Nas últimas décadas, o verlan se tornou muito popular entre os moradores das Cités, os conjuntos residenciais populares da periferia das grandes cidades. Este sucesso se deve em parte à utilização do verlan por cantores de Rap e Hip-Hop. O verlan também se tornou um sinal de identidade entre estas pessoas.

Um comentário:

sarah disse...

olá Mauricio, tudo bem?
meu nome é Sarah,
estou fazendo umas pesquisas sobre o Verlan e, axei interessante vc falar um pouco sobre isso. gostaria de saber se vc tem mais informações detalhadas a esse respeito, alguma indicação teórica...qualquer coisa me escreve: sol.dedes@gmail.com